Como tirar mancha de limão da pele e do rosto

970x90 - Como tirar mancha de limão da pele e do rosto
como tirar mancha de limao da pele 300x200 - Como tirar mancha de limão da pele e do rosto

como tirar mancha de limão da pele

Quer saber como tirar mancha de limão da pele? (fitofotodermatite) Chegou ao lugar certo!

É comum alguém dizer que sofreu algum tipo de queimadura de limão. Estranho, né? Essa fruta realmente queima? Se não tomar os devidos cuidados e manuseá-la ao sol, sim, há uma a possibilidade de se queimar (fitofotomelanose ou fitofotodermatite ).

Por isso, é importante tomar alguns tipos de cuidados ao pegar um limão. Especialmente perto da piscina ou na praia. Com o verão se aproximando, essa é uma das nossas dicas para você que vai se refrescar do calor no litoral ou nos clubes. Mas se você já se queimou e quer descobrir como tirar mancha de limão das mãos veja aqui.

Portanto, continue acompanhando esse post e saiba mais sobre como tirar mancha de limão da pele. E ainda, aproveitar a estação mais quente do ano sem correr riscos com queimaduras provocadas pelo limão. Boa leitura!

Mas afinal o que é fitofotomelanose ou fitofotodermatite ?

A fitofotomelanose é uma reação alérgica provocada pela exposição ao sol em uma pele que entrou em contato com o sumo de certos tipos de fruta. Entre os casos mais comuns de fitofotomelanose o sumo do limão é o principal vilão.

Como tirar mancha de limão da pele? (fitofotodermatite)

O tom escuro provocado por um limão, quando usado no sol, vai além de uma simples mancha. A reação inflamatória é vista como uma queimadura, podendo ter consequências graves.

O limão tem uma substância conhecida como psoraleno. Com a exposição solar, ela se intensifica juntamente com a ação provocada pelos raios ultravioletas. Assim, é provocada a queimadura de limão. Se essa mancha ficar muito tempo exposta ao sol, seus resultados são mais severos, podendo provocar bolhas na região afetada.

Por isso se você quer aprender a como tirar mancha de limão das mãos e ter resultados mais significativos é preciso evitar contato com o sol.

Quando o perigo de fitofotomelanose (queimadura) não é somente com o limão

Poucas pessoas sabem, mas não é somente o limão que ocasiona fitofotomelanose ou queimaduras quando exposto ao sol. Outras frutas cítricas também podem ter a mesma reação. Porém, o limão possui um agente químico com mais potência, por isso, ouvimos falar mais dele do que de outros casos.

Muitas pessoas acham que quando o contato é somente com a casca do limão, não há necessidade de lavar as mãos. Porém, não é somente o sumo da fruta que provoca queimaduras. Portanto, preste muita atenção ao tocar o limão ao sol, mesmo sendo somente na casca, é importante lavar as mãos para tocar em alguma região do corpo.

Como tirar mancha de limão das mãos (fitofotodermatite)

como tirar mancha de limao das maos 300x200 - Como tirar mancha de limão da pele e do rosto

como tirar mancha de limão das mãos

Nas nossas buscas de como tirar mancha de limão das mãos cair em receitas que mandam esfoliar sua pele, e assim tirar a queimadura de limão, mas atenção: risque essa ideia da sua mente. O ideal é evitar nova exposição solar nos próximos meses. Além disso, é preciso passar muito protetor solar com alto filtro de FPS e hidratar o local com um creme indicado pelo seu dermatologista.

Na fase aguda da queimadura de limão, que é quando ela acontece, o recomendado é lavar bastante a área. Nestes casos para como tirar mancha de limão das mãos é sempre bom colocar um creme secativo para assaduras de fraldas.

Após feitos esses procedimentos, a queimadura deve ser protegida por um filtro solar, de preferência que seja para pele infantil ou sensível. Caso a queimadura de limão não melhore em até três semanas, será necessário procurar um tratamento dermatológico.

Vale ressaltar que as manchas provocadas pelo limão são difíceis de serem removidas. Portanto, o ideal mesmo é se prevenir.

Não existem milagres caseiros para queimadura de limão

O brasileiro sempre tem aquele jeitinho para tudo, né? Uma terrível prática, às vezes, pois acaba atrapalhando os tratamentos necessários.

Na internet existem vários tipos de receita caseira de como tirar mancha de limão da pele. Porém, cuidado, elas não são recomendadas dermatologicamente para casos de fitofotomelanose! Ou seja, usá-las pode prejudicar ainda mais a queimadura.

De imediato, o mais recomendado pelos médicos é passar um hidratante para pele sensível. Portanto, evite as receitas milagrosas da internet.

Uma das práticas usadas pelas pessoas que sofrem queimadura de limão na praia é achar que lavar o local com a água do mar vai sanar o problema mais rápido. Isso é mito! Principalmente se a sua pele não tiver nenhum tipo de proteção, essa atitude pode agravar mais a área afetada.

Retirando as manchas provocadas pelo limão

Vários especialistas recomendam o uso de cremes despigmentantes. Eles devem ser a base de hidroquinona, ácido glicólico e ácido azeláico. Se recomendado por um profissional, é possível fazer um peeling químico ou físico ou, ainda, a remoção com laser.

Porém, a mancha pode desaparecer naturalmente, desde que aja o uso frequente de protetor solar com alto fator FPS. Mas o ideal mesmo é ir a um dermatologista antes de usar qualquer produto na região afetada pela queimadura de limão.

Como se proteger da fitofotomelanose de limão?

Praia, sol, piscina, petiscos e aquele limão para dar mais sabor a tudo. Combinação perfeita, né? Mas que deve ter os devidos cuidados. Afinal, as queimaduras de limão são as que mais afetam os banhistas que amam se expor aos raios solares.

Para se proteger delas, veja algumas atitudes importantes:

  • Evite manusear essa fruta ácida em contato direto com o sol;
  • Quando for manipular o limão na praia, piscina ou outro lugar ao sol, procure um local que tenham sombra;
  • Se for preparar algum alimento ou temperá-lo com limão, lave bem as suas mãos com água e sabão. O ideal é lavar até o antebraço;
  • Não passe perfumes para ir à praia ou piscinas.

Ainda que pareça improvável, algumas pessoas têm o hábito de usar perfumes para ir à praia ou clubes. Porém, isso é algo que pode agravar a queimadura de limão.

O que não devo fazer se tiver uma queimadura de limão?

queimadura de limao 300x200 - Como tirar mancha de limão da pele e do rosto

fitofotodermatite

Ao sentir a ardência da queimadura de limão, é totalmente normal uma pessoa ter reações impulsivas. Mas se não for a correta, pode agravar a situação da área afetada.

Portanto, veja o que você não deve fazer se tiver uma queimadura de limão:

  • Se a queimadura de limão tiver bolhas, não as estoure em nenhum momento. Somente o médico pode fazer isso de forma correta;
  • Não aplique produtos caseiros na região. Algumas pessoas tem o hábito de aplicar leite ou creme dental, mas isso é totalmente incorreto;
  • Não friccione o local, isso pode provocar ainda mais irritação na pele.

Quais os sintomas da queimadura de limão?

Fitofotodermatite é o nome usado pelos médicos quando há uma queimadura de limão na pele de seu paciente. Pode ser que uma pessoa não identifique a queimadura de imediato, por isso, fique atento aos sintomas:

  • A lesão provocada pelo limão provoca manchas vermelhas. Elas podem coçar ou arder;
  • Não há um formato específico para a mancha, isso vai depender da área atingida. Porém, em casos mais graves há o surgimento de bolhas;
  • Após algum tempo, as manchas vermelhas ganham nova coloração, ficando marrons;
  • Geralmente, as queimaduras de limão são nas mãos. Mas há casos de ocorrer em volta dos lábios;
  • Não é somente o limão que provoca queimaduras, frutas como laranja também pode afetar a pele;
  • O uso de perfumes também pode causar a fitofotodermatite.

Quanto tempo demora a sair à mancha causada pelo limão?

Após ir ao médico e tomar todos os cuidados necessários para retirar a mancha de queimadura de limão, é importante que o recomendado seja feito diariamente. Se os produtos recomendados pelo dermatologista forem usados corretamente, o prazo é de, em média, 60 dias.

O que fazer com as manchas persistentes?

Veja algumas dicas importantes caso as manchas provocadas pelo limão insistirem em permanecer:

  • Use protetor solar diariamente;
  • Faça uso de ácidos específicos, recomendados pelo seu médico;
  • É também possível usar os clareadores de pele, que ajudam a mancha não se espalhar;
  • Faça procedimentos estéticos para que a mancha saia do corpo. O peeling é um dos tratamentos recomendados.

Se não forem tratadas corretamente, as lesões de queimadura de limão podem se agravar. Porém, não é somente esse tipo de fruta cítrica que deve ter a atenção dos banhistas.

Morango, lima, tangerina, limão, canela, caju e cenoura também podem queimar a sua pele. Portanto, muito cuidado com os tipos de alimentos que você toca quando está exposto ao sol.

Se você estiver na praia, por exemplo, o ideal é verificar se existe um posto médico para que um médico veja a gravidade da situação. Como informamos em nenhum momento lave o local com a água do mar! O sal pode agravar a área queimada pelo limão.

Como tirar mancha de limão da pele: Atenção

fitofotomelanose 300x200 - Como tirar mancha de limão da pele e do rosto

fitofotomelanose

O mais recomendado é não manusear o limão quando você estiver no sol. Porém, caso não tenha como evitar, se tocar a fruta, lave as mãos com água e sabão imediatamente!

Vale lembrar que o contato com os olhos pode ser ainda pior. Portanto, ao tocar um limão na praia, piscina ou outro lugar ao sol, não leve as mãos aos olhos. E fique atento para que as crianças também não toquem a fruta e levem as mãos aos olhos.

Fazer compressas de água gelada no local com a queimadura de limão pode aliviar a ardência. Use e abuse do protetor solar. Evite o sol também nos próximos dias, para que a região não seja ainda mais agredida pelos raios solares.

Porém, o mais recomendado é sempre ir a um serviço de emergência ou, de preferência, direto ao dermatologista. Afinal, somente eles poderão receitar os cremes ou anti-inflamatórios corretos para o seu tipo de pele.

Aproveite o verão sem que a queimadura de limão acabe com os dias de sol. O cuidado é sempre a melhor prevenção!

Deixe seu comentário.

Conheça o Melhor Eliminador de Manchas de pele do Mercado!! e livre-se da fitofotodermatite e manchas do sol.

DermClear ( Conheça Agora )

clareador de manchas 300x197 - Como tirar mancha de limão da pele e do rosto

clareador de manchas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: